De acordo com a Wikipédia, Black Hat é o termo utilizado para descrever um vilão já que o simbolismo da utilização do chapéu preto vs. o chapéu branco é para contrastar as diferenças de índole. Este termo foi trazido para o mundo da informática para definir os usuários que realizam práticas abusivas e destrutivas. Saiba mais sobre o que é Black Hat SEO aqui!
O Black Hat SEO é um conjunto de táticas de ética duvidosa utilizadas para gerar tráfego e altos rankings em um curto espaço de tempo. Um outro nome para este conjunto de práticas seria Search Engine Spam. O grande problema da utilização dessas técnicas são os impactos que estas geram na experiência que os usuários têm ao visitar o website em questão e a quebra dos regulamentos estipulados pelos mecanismos de buscas.
Geralmente, a partir do momento em que um site é descoberto utilizando técnicas eticamente duvidosas de SEO, este site é banido do banco de dados com poucas chances de algum dia voltar. Em outras palavras, se um usuário resolver utilizar Black Hat SEO é para gerar algum tipo de impacto de curtíssimo prazo.
Infelizmente algumas pessoas realizam estas técnicas sem nem saber que as mesmas são consideradas erradas. E para reduzir as chances de isso acontecer, seguem algumas técnicas e como evitar o seu uso.
Keyword Stuffing
Essa é uma técnica clássica de Black Hat SEO com o objetivo de gerar uma densidade de palavras alta e uma falsa relevância ao conteúdo oferecido. Antigamente esta técnica era utilizada livremente e exatamente pelo abuso os mecanismos de buscas tomaram providência quanto a esta prática. Quem utiliza Keyword Stuffing possui normalmente uma grande repetição de palavras-chave (que não necessariamente possuem correlação com o contexto do site) no conteúdo, tags e meta tags etc. Além do uso repetitivo de palavras-chave, as mesmas podem estar invisíveis para um usuário (normalmente nas mesmas cores do fundo da página), mas, como todos sabem, um crawler pode visualizar este tipo de texto. O uso desse tipo de técnica é um subtipo do Keyword Stuffing. Para evitar este tipo de abuso leia esteartigo.
Spam em Comentários de Blog
Este tipo de Spam é realizado através da postagem de comentários em massa em uma grande quantidade de blogs. Estes comentários são feitos para atrair tráfego para um site. Como estes comentários são geralmente lidos por crawlers, em um curto prazo é possível gerar uma certa quantidade de tráfego para o site em questão, mas assim que é identificado o spam, o site é penalizado. Uma série de táticas podem ser utilizadas para evitar este tipo de problema. Algumas delas são o uso do atributo NOFOLLOW para os links, a proibição de postagem de links, o banimento de palavras-chave típicas de spam etc. A Wikipédia possui mais informações sobre isso. Para visualizar, clique aqui.
Fazenda de Links
Todos sabem da importância dos links para o SEO, quanto mais links relevantes você tiver, melhor seu site será visto pelos crawlers. Estes links devem vir de outros sites para o seu, do seu site para outros sites e também favorecendo a navegação interna nas suas diferentes páginas. A natureza e a correlação do conteúdo do seu site com outros é sériamente analisada pelos crawlers e se o resultado for positivo, é certo que este fator influencia os seus resultados. Com isto em mente, os usuários de Black Hat SEO criaram o conceito de “fazenda de links”. Esta é basicamente um site que possibilita que outros sites se indiquem entre si fornando uma grande rede de links, o problema é exatamente a relevância da ligações entre os sites que, num curto prazo trazem resultados mas assim que avaliados pelos mecanismos de buscas, são desindexados. A ação para evitar este problema é bastante óbvia. Crie links e somente indique sites que tenham conteúdo correlacionado com o seu.
Links Invisíveis
Esta prática consiste da aplicação de links que estão invisíveis a usuários, mas visíveis aos crawlers. É bem parecida com o ato de esconder palavras-chave dos usuários (como descrito a cima) mas a diferença é que o dono do site tem a intenção de utilizar links para ter um resultado mais alto só que exibi-los aos usuários só atrapalharia a sua experiência de uso.
Doorway Pages
São paginas parecidas com landing pages (aquelas que você entra geralmente através de um serviço de buscas e que são ricas em conteúdo completamente relevante com suas expectativas). A grande diferença é que as Doorway pages são criadas para crawlers no objetivo específico de gerar tráfego e quando um usuário clica no link, este é automaticamente redirecionado para outra página completamente diferente. Existe também um tipo de Doorway Page que possui conteúdo e estrutura com certa correlação com o que um usuário está procurando mas quando o mesmo interage com a página, é levado para outra. Para estes casos, o resultado é sempre o mesmo: usuários completamente insatisfeitos.
Roubo de Páginas
Esta técnica consiste do roubo do código de uma página gerando uma segunda igual ou extremamente parecida com a primeira. Quando um usuário clica no link desta página, o mesmo é levado para outra página completamente diferente. Este tipo de ação é crime e pode levar a penas sérias.
Essas são algumas táticas utilizadas por pessoas com más intenções e com o espírito de ganho próprio. É possível perceber que estas técnicas não são em nada favoráveis ao usuário final e quebram regras de mecanismos de buscas e até leis de países. Dessa forma devem ser evitadas a qualquer custo. O uso de spam é errado e pode levar a conseqüências sérias!
Para saber mais sobre quais os regulamentos dos sites de buscas, disponibilizo abaixo os respectivos links para alguns dos principais:
0 comentários:
Postar um comentário